Ao contratar uma empregada doméstica, é necessário o cadastro no sistema do Esocial, para o recolhimento da Previdência Social e o FGTS.
O sistema é bem simplificado, mas é preciso entender um pouco sobre o recolhimento das contribuições, e a outras obrigações e direitos do Empregado Doméstico.
O sistema calcula através do salário cadastrado, mas se houver faltas, ou acréscimos, há a necessidade de conferir os cálculos, pois pela falta de conhecimento, pode-se prejudicar o empregado doméstico, ou mesmo o empregador.
O FGTS do empregado doméstico, é controlado através do sistema, e facilita os cálculos e também o recebimento após a demissão, já que o recolhimento para a Previdência Social e o FGTS estão no mesmo sistema.
O contador é o profissional que pode prestar consultoria e até mesmo gerar as guias em nome do patrão, facilitando e gerando mais segurança para as partes envolvidas.
Como Contador, já auxiliei vários patrões, desde a época anterior ao sistema do Esocial, quando era facultativo o FGTS, e já haviam várias dúvidas, por parte dos patrões e dos Empregados Domésticos.
Várias categorias de empregados que prestam serviços a famílias, podem ser enquadrados no sistema, como caseiro, motoristas, e as empregadas domésticas.
Há várias dúvidas sempre a serem esclarecidas, e a cada dia enfrentamos novos desafios.
O pagamento em espécie do Salário deve sempre ter o comprovante assinado pelo Empregado doméstico.
Os depósitos em conta corrente são outra forma de tornar o pagamento dos salários mais completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário